Unimed agora é BH: o que muda para os clientes, médicos e para a cidade 3h6kr

por Celso Martinelli 3i5m6v

Sete Lagoas está prestes a integrar de forma oficial um dos maiores sistemas cooperativos de saúde do país. A incorporação da Unimed Sete Lagoas pela Unimed-BH marca uma nova fase para a saúde privada na região, com expectativa de ampliação dos serviços, fortalecimento da rede assistencial e inclusão da cidade em um plano de expansão com alcance em 46 municípios e mais de 1,5 milhão de beneficiários. Em entrevista, o diretor-presidente da Unimed-BH, Dr. Frederico Peret, detalha o processo de incorporação da Unimed Sete Lagoas, os impactos na assistência médica, os investimentos previstos e a valorização do cooperativismo na saúde suplementar.

O diretor-presidente da Unimed-BH, Dr. Frederico Peret,

SETE DIAS – Quais foram os principais fatores que motivaram a decisão estratégica de incorporar a Unimed Sete Lagoas à Unimed-BH neste momento?

Dr. Frederico Peret – A Unimed-BH está sempre atenta às oportunidades de crescimento e fortalecimento da sua atuação. Nesse sentido, identificamos que Sete Lagoas tem grande relevância na nossa região. Hoje, a cidade ocupa o 12º lugar entre as mais populosas de Minas Gerais, com cerca de 240 mil habitantes, e está na lista dos municípios com maior número de empresas instaladas.
É inegável o potencial de Sete Lagoas. A cidade tem uma base econômica sólida e um mercado de trabalho em expansão, além de posição geográfica estratégica e boa logística. Também possui um importante polo industrial regional, que vem recebendo investimentos recentes.
Considerada toda a área de atuação da Unimed Sete Lagoas, que inclui outras onze cidades, a população ultraa 325 mil habitantes, sendo que cerca de 30% têm cobertura de plano de saúde.
Com base em todos esses fatores, a Unimed-BH identificou um bom potencial de crescimento, o que motivou a decisão estratégica pela incorporação da Unimed Sete Lagoas, processo que foi aprovado em conjunto pelos médicos cooperados de ambas as cooperativas no último dia 30 de abril.

SD – Como a Unimed-BH pretende garantir que os cooperados e beneficiários da região de Sete Lagoas sintam-se integrados e representados após a incorporação?

Dr. Frederico – Desde o início, envolvemos os cooperados da Unimed Sete Lagoas em todo o processo. Foi criada uma Comissão Mista formada por médicos das duas Unimed’s, a quem agradecemos por todo o trabalho realizado.
Esse estudo de viabilidade foi realizado ao longo de mais de um ano e consistiu no levantamento e na análise de dados gerais, tais como: cenário de competitividade do mercado, perfil da Unimed Sete Lagoas, potencial do mercado, vantagens da incorporação para as cooperativas e seus cooperados, e análise econômico-financeira e de conformidade. O estudo contou ainda com a análise de mercado da Deloitte e auditoria da Ernst & Young.
Ao final, os médicos de Sete Lagoas aprovaram a incorporação com mais de 93% dos votos durante a Assembleia Geral realizada. Esse alto índice reforça o caminho de transparência e colaboração que foi construído de forma conjunta.
Além de serem cooperativas, a Unimed-BH e a Unimed Sete Lagoas são operadoras de planos de saúde e, por isso, para darmos andamento ao processo, precisamos aguardar ainda a aprovação da incorporação pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). Essa etapa deve ocorrer dentro do prazo de 90 dias.
Importante reforçar que a união das duas cooperativas representa a junção de forças em prol de uma assistência médica de qualidade, sustentável, eficiente e cada vez mais próxima dos clientes. Durante todo o processo de transição, nada muda para os clientes da Unimed Sete Lagoas. Todos os atendimentos, canais de relacionamento e condições contratuais permanecem inalterados.

SD – A incorporação representa um aumento significativo na área de atuação e número de beneficiários. Quais são os principais desafios operacionais esperados nesse processo de integração?

Dr. Frederico – Após a aprovação da incorporação pela ANS, a Unimed-BH ará a atuar em 46 municípios, com mais de 5,5 mil médicos cooperados e uma carteira de 1,55 milhão de beneficiários. O desafio principal será integrar sistemas, processos e equipes com agilidade, sem afetar a experiência dos clientes. Para isso, montamos grupos de trabalho especializados que já estão estudando formas de garantir uma transição segura, planejada e eficaz.
A Unimed-BH também já tem conhecimento e expertise de outras integrações, como ocorreu em anos ados com a Unimed Betim, Unimed Parque Cimenteiro e a Unimed da região do Caraça.

SD – Que melhorias imediatas os clientes da Unimed Sete Lagoas podem esperar em termos de atendimento, rede de serviços e o a especialidades médicas?

Dr. Frederico – Enquanto aguardamos a aprovação da incorporação pela ANS, os clientes Unimed Sete Lagoas continuam com o atendimento normal, sem mudanças. Após a oficialização da incorporação, todos arão a ser clientes Unimed-BH e contarão com os diferenciais da nossa rede e dos nossos serviços, como os programas de promoção da saúde, a exemplo do Mude1Hábito – uma iniciativa que ajuda a promover o cuidado com a saúde.
Como clientes Unimed-BH, todos terão o também a uma extensa rede de serviços, que hoje conta com 14 unidades assistenciais próprias, incluindo quatro hospitais próprios localizados em Belo Horizonte e Betim, centros de promoção da saúde, laboratórios e clínicas, além de uma rede credenciada formada por mais de 300 prestadores. Isso trará mais qualidade, diversidade de especialidades e facilidade de o.
Outra frente importante de destacar é o olhar da Cooperativa para as comunidades nas regiões em que atuamos. Por meio do Instituto Unimed-BH, contribuímos para a transformação socioambiental na área, promovendo iniciativas por meio do incentivo de médicos e colaboradores da Unimed-BH. Hoje, a Cooperativa tem uma das maiores iniciativas de captação de recursos provenientes de pessoa física do Brasil, segundo a Secretaria Especial de Cultura.
Mais de 5,7 mil médicos cooperados e colaboradores abraçam esta rede de cidadania, que viabiliza programação cultural gratuita ou a preços populares para o público, além de levar atividades socioculturais a escolas e comunidades.

SD – Como a incorporação contribui para o fortalecimento do cooperativismo médico em Minas Gerais e para a sustentabilidade do modelo cooperativo na saúde suplementar?

Dr. Frederico – O Sistema Unimed é o maior sistema cooperativo de saúde do mundo, com mais de 17 milhões de usuários e 375 cooperativas médicas. Ele abrange 83% do território nacional e conta com mais de 100 mil médicos. O cooperativismo amplia as oportunidades de trabalho para os médicos e melhora a sustentabilidade do sistema. Com a incorporação, os médicos cooperados da Unimed Sete Lagoas am a integrar uma estrutura mais robusta e com mais oportunidades de trabalho. Isso garante competitividade, sem perder a essência do cuidado médico baseado na cooperação.

SD – A Unimed-BH já realizou outras incorporações ao longo dos anos. O que diferencia esta operação das anteriores em termos de complexidade e impacto estratégico?

Dr. Frederico – Ao longo da história da Unimed-BH, todas as incorporações foram realizadas de forma bem-sucedida, resultando em crescimento de mais de 160% da carteira de clientes e ampliação da participação de mercado.
A primeira ação nesse sentido aconteceu em 2003, com a incorporação da Unimed Parque Cimenteiro, que inclui cidades como Vespasiano, Confins e Lagoa Santa, entre outras. O processo permitiu à Unimed-BH expandir sua atuação no Vetor Norte da Grande Belo Horizonte. Seis anos depois, em 2009, foi realizada a absorção da carteira de clientes da Unimed Pedro Leopoldo.
Ainda em 2009, a Unimed-BH incorporou a carteira da Unimed Serra do Caraça, que abrange as cidades de Barão de Cocais, Santa Bárbara e Catas Altas. Em 2012, foi a vez da incorporação da Unimed Betim, com cerca de 70 mil clientes na época.
A incorporação da Unimed Sete Lagoas segue, portanto, uma estratégia de crescimento e vem acompanhada de um histórico positivo de outras incorporações.

SD – Com a expansão para 46 municípios e o crescimento da base de clientes, quais são os próximos os planejados pela Unimed-BH em termos de investimento, inovação e ampliação de serviços?

Dr. Frederico – Temos investimentos importantes em curso. Estamos construindo o Hospital Unimed – Unidade Contagem, com entrega prevista para 2026. Também anunciamos, em 2024, o investimento em um novo hospital de média complexidade em Nova Lima, com previsão para entrega em 2027. Em paralelo, em agosto de 2024, lançamos o Horizontes Hub, um ecossistema de inovação em saúde que conecta médicos, startups, empresas e universidades. O espaço físico do Horizontes Hub será apresentado em 14 de maio, na sede da Unimed-BH, e estará disponível para visitação de médicos cooperados e parceiros. Tudo isso reflete nosso compromisso com o futuro da saúde, oferecendo mais oportunidades para nossos cooperados e uma melhor qualidade assistencial ofertada aos nossos clientes.

Notícias relacionadas sb1n

Paraopeba forma novos Agentes Ambientais Mirins em projeto da Secretaria de Meio Ambiente 3u452m

Sem Reserva – 12 TONELADAS 2i613h

Entrevista com a reitora Viviane Mayrink – Nova realidade do Unifemm 4h1a31

Entidades podem se inscrever no Fundo de Desenvolvimento Social do Sicredi 2m696p

Pele mais firme, contornos rejuvenescidos: descubra o poder do Ultraformer MPT 4x4t2v

Maqtec amplia portfólio com aquisição de guindaste e reforça compromisso com agilidade e excelência 4e6u39