
O prefeito Douglas Melo (PSD) marcou presença no jogo de estreia do Democrata, no Módulo II do Campeonato Mineiro. Acompanhado da esposa e dos filhos, ficou no meio da torcida e foi muito “tietado” dentro e, principalmente, na saída do estádio. O Jacaré jogou bem e venceu o Ipatinga por 2 a 0. 633c23
APOIO DE PESO
Por falar em Democrata, na semana ada, os vereadores aprovaram um Anteprojeto de Lei 230/2025, do vereador Gilson Liboreiro (Solidariedade), que autoriza a Prefeitura a destinar recursos financeiros, como patrocínio, ao clube. O valor sugerido é R$ 500 mil. A matéria agora deve ser transformada em Projeto de Lei pelo prefeito Douglas Melo. Em tempo, todos os parlamentares am e, obviamente, votaram favorável à proposta.
EMERGÊNCIA NA SAÚDE
A crise no sistema de saúde pública por conta do aumento assustador de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) chegou a Sete Lagoas. A situação é tão alarmante que a Prefeitura decretou Situação de Emergência. O Decreto nº 7.505/2025 justifica que circulam na cidade, de maneira simultânea, diversos vírus respiratórios, como o rinovírus, o vírus sincicial respiratório (VSR) e o influenza A.
ACELERAR PROCESSOS
Com a decretação da emergência, a Prefeitura fica autorizada a adotar diversas medidas para o enfrentamento imediato da situação, entre as quais: dispensa de licitação, contratação temporária de profissionais de saúde, ampliação da carga horária, tramitação prioritária e disponibilização emergencial de leitos clínicos de UTI. Uma verdadeira força para evitar desassistência aos pacientes.
ELEIÇÕES 2026
Ganharam força as articulações para o lançamento de candidaturas na eleição do próximo ano. A situação do grupo do prefeito Douglas Melo (PSD) está praticamente definida, mas postulantes aos cargos de deputado federal e estadual, que se dizem independentes, devem tentar carreira solo. Em recente entrevista coletiva em seu gabinete, Douglas Melo deixou claro: “Já tenho meus candidatos definidos, mas, por questões legais, não vou citar os nomes porque não posso fazer política partidária aqui dentro da Prefeitura”.
OS ESCOLHIDOS
Douglas Melo não citou os nomes, mas é certo que seus escolhidos são o ex-prefeito Duílio de Castro (PSB), para federal, e Juca Bahia (Podemos), atual secretário municipal de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, para estadual. Duílio de Castro já está em pré-campanha desde o primeiro dia do ano. Já Juca Bahia chegará com as credenciais de ser suplente de deputado federal e ter forte aceitação do eleitorado na região de Paraopeba e Caetanópolis.
OUTROS NOMES
Entre os nomes da situação que já manifestaram interesse em candidaturas estão os vereadores Caio Valace (PDT) e Silvia Regina (Rede). Além deles é certo que o grupo de oposição poderá apresentar para a disputa os ex-vereadores Carol Canabrava (Avante), Junior Sousa (PRD) e ainda o vereador Ivson Castro (PL).
LÍDER COMBATIVO
O vereador Ismael Soares (PSB) já incorporou seu papel de líder do governo Douglas Melo. Com seu jeito simples, mas combativo, deu respostas ríspidas ao vereador Ivson Castro (PL), principal oposicionista da atual gestão municipal, na última reunião plenária. Depois de várias críticas, Ismael disparou: “Falar é muito fácil, quero ver provar o que fala com documentos, vereador”.
SETE LAGOAS MONITORADA
A Prefeitura de Sete Lagoas está colocando em prática um projeto de monitoramento 24 horas com foco na segurança pública. A expectativa é transformar a cidade numa das mais seguras de Minas Gerais por meio da tecnologia. No total, serão instaladas 73 câmaras, sendo que 14 já estão em teste. Completam esta iniciativa, oito portais que terão capacidade de identificar veículos irregulares ou suspeitos nos oito os da cidade.