
A Festa do Trabalhador 2025, promovida pela Prefeitura de Sete Lagoas no último dia 1º de maio, consolidou-se como um evento cultural e de lazer, mas também como um ato de solidariedade. A entrada foi condicionada à doação de um quilo ou litro de alimento não perecível, resultando na arrecadação de 12.207 quilos — ultraando a marca de 12 toneladas. A expressiva quantidade será destinada a famílias em situação de vulnerabilidade social. 52i4e
AGRADECIMENTO OFICIAL
Com a dupla Di Paullo & Paulino como atração principal, o evento atraiu grande público e transformou alegria em ações concretas de assistência. O prefeito Douglas Melo (PSD) agradeceu o envolvimento da população. “A nossa Festa do Trabalhador foi mais que uma comemoração, foi um momento de solidariedade! Agradeço a todos que participaram e levaram seu alimento. Vocês já estão fazendo a diferença na vida de várias famílias!”, declarou.
CAMPO NOVO, SEM CARONA
A vereadora Silvia Regina (Rede) agradeceu à deputada estadual Marli Ribeiro (PL) pela destinação de R$ 314 mil em emenda parlamentar que viabilizou a reforma do campo do Eucalipal, no bairro Olinto Alvim. Em discurso na Câmara, ela ressaltou que a solicitação foi de sua autoria e fez um alerta aos “caroneiros de plantão”: “Esse recurso é meu. Não vou dar carona em publicidade. Cada um que corra atrás dos seus”.
ENDEREÇO SOCIAL
Foi aprovado em primeiro turno, por unanimidade, o Projeto de Lei Ordinária nº 48/2025, que cria o “Endereço Social” para pessoas em situação de rua. A proposta, de autoria dos vereadores Leôncio Lopes (Mobiliza) e Ismael Soares (PSB), permite que esse público possa utilizar um endereço para fins como recebimento de correspondências, inclusão em cadastros de benefícios e oportunidades de trabalho. A iniciativa foi amplamente elogiada pelos parlamentares.
EMENDA IMPOSITIVA APROVADA
A Câmara Municipal aprovou, em turno único, projeto que institui a Emenda Impositiva em Sete Lagoas. A medida permitirá que, a partir de 2026, os 19 vereadores indiquem 0,5% do orçamento municipal para a área da Saúde e outra da escolha de cada um. A proposta prevê o seguinte escalonamento: 0,5% em 2026; 1% em 2027, 1,5% em 2028 e 2% em 2029.
A FAVOR E CONTRA
Votaram a favor: Marcelo Cooperseltta, Alber Enfermeiro (Mobiliza), Gilson Liboreiro (Solidariedade), Leôncio Lopes, Ismael Soares, Rodrigo Braga (MDB), Walisson Lelé (Rede), Ivan Luiz (PDT), Eraldo da Saúde (PSB), Agnaldo da Lobato (Avante), Téo da Equoterapia (Podemos), Deivyson da Acolher (Solidariedade), Thiago Santana (Republicanos), Heloísa Frois, Ivson Gomes (PL), Roney do Aproximar (PP) e Divaldo Capuchinho (Podemos). Votaram contra Caio Valace (PDT) e Silvia Regina (Rede). Porém, o voto de Silvia Regina foi de protesto: não contra o percentual de 0,5%, mas contra a própria existência da emenda impositiva. Já Caio Valace não concordou com o escalonamento.
COBRANÇA POR CARGOS
O vereador Marcelo Cooperseltta usou a tribuna para cobrar maior participação do PMN — partido que, segundo ele, ajudou a eleger três parlamentares — na estrutura da istração municipal. “Tivemos quase 14 mil votos. Sinto dificuldade… Precisamos olhar para nossos amigos e colaboradores. É só uma reflexão”, afirmou, em tom de cobrança por espaço político.
ASSEMBLEIA DA IRMANDADE
A Irmandade de Nossa Senhora das Graças, mantenedora do Hospital Nossa Senhora das Graças (HNSG), realiza na próxima segunda-feira, às 19h30 (última chamada), sua Assembleia Geral Ordinária. Uma das principais pautas é a apresentação do Balanço 2024. O HNSG vive uma nova realidade istrativa e a expectativa é para ótimas notícias. O encontro terá à frente o Bispo Dom Francisco Cotta e reunirá conselheiros, diretores, autoridades, colaboradores e irmãos.
HOMENAGEM A DONA CELESTE

A vereadora Heloísa Frois (Novo) prestou homenagem, por meio de moção de congratulação, à senhora Maria Celeste Rocha Oliveira, a Dona Celeste. Viúva do Capitão José Ivo Gomes de Oliveira, umas das figuras marcantes da política local, e mãe do empresário Eduardo Rocholi. Dona Celeste foi destacada pelo pioneirismo na psicologia do trânsito e por seu trabalho voluntário no Hospital Nossa Senhora das Graças.