por Renato Alexandre 4f1s3s
A Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Irmandade de Nossa Senhora das Graças, realizada na última segunda-feira, 18, foi altamente positiva. De maneira muito transparente e objetiva, os presentes conheceram a nova realidade do Hospital Nossa Senhora das Graças, que registrou superavit no balanço de 2024 e caminha a os largos para equacionar pendências do ado. O encontro teve à frente o bispo diocesano Dom Francisco Cotta, presidente da Irmandade, e contou com a presença de conselheiros, diretores, colaboradores, irmão e convidados.

A AGO foi aberta com uma benção especial do bispo e, em seguida, profissionais responsáveis pela contabilidade mostraram os números do exercício anterior e ainda apresentaram, com detalhes, qual a origem de cada dívida existente. “Externo minha satisfação e gratidão pelos bons resultados demonstrados na prestação de contas de 2024. Isso tudo decorre do trabalho sério de inúmeros colaboradores muito dedicados. Desde que assumi, em meados de 2020, temos buscado melhorar a assistência e aprimorar a gestão. Fazem parte das estratégias adotadas: melhora na captação de recursos, fortalecimento das parcerias, maior controle dos gastos e absoluta transparência na prestação de contas”, destacou Dom Francisco Cotta.
Três presidentes do Conselho de istração, importantes neste processo de recuperação, estiveram presentes: o atual Aluísio Barbosa Junior, e os seus antecessores Rômulo Caetano e Heber Moreira. “Em 2024, nosso principal compromisso foi continuar honrando com todas as obrigações do HNSG. Mantemos salários em dia e pagamos fornecedores sempre dentro do prazo. Além disso, mantivemos os depósitos do FGTS e fizemos todos os acertos rescisórios. Em 2025, a perspectiva continua altamente positiva. Agradeço os ex-presidentes Rômulo e Heber, conselheiros, diretores, colaboradores, irmãos e a sociedade pelo apoio constante nesta luta” ressalta Aluísio Barbosa.

Cada presente na AGO recebeu um Relatório de Atividades que detalha o balanço, ações realizadas durante o ano e, principalmente, os números impressionantes de um dos principais hospitais filantrópicos de Minas Gerais. Só em 2024 foram: 8.459 cirurgias, 39.634 sessões de hemodiálise, 6.299 sessões oncológicas, 1.599 internações e 3.414 partos. Pacientes do SUS ocuparam 67,17% dos leitos e outros 32,83% receberam pacientes particulares e de planos de saúde. “Continuaremos sendo guiados pela missão de atender bem todos os nossos pacientes com dedicação, amor e profissionalismo sempre apoiados pelo potencial de toda equipe do Hospital Nossa Senhora das Graças”, comentou Lara Jamille Silveira Silva, Diretora Geral.
CENTRO DE IMAGENS
Antes da AGO, houve um momento muito especial no Hospital Nossa Senhora das Graças. Todos acompanharam a benção do bispo Dom Francisco Cotta às novas instalações do Centro de Imagem “Irmã Lourdes Rocha”, denominação em homenagem a uma benemérita histórica da instituição.
O Centro conta com modernos equipamentos para a realização de exames fundamentais no tratamento dos pacientes como Raio X, Ultrassonografia, Tomografia, Mamografia, Ecocardiograma, Biópsia guiada por Ultrassom e Tomografia e Doppler de Artérias e Vasos. A unidade funciona dentro do hospital o que garante agilidade, segurança e confortos aos pacientes. O atendimento externo para convênios e particulares será iniciado no dia 1º de julho.
CENTRO DE ESPECIALIDADES
Outra estrutura que merece destaque no HNSG é o Centro de Especialidades Médicas (CEM) que atende nas seguintes especialidades: Cirurgia Cardiovascular, Cirurgia Geral, Dermatologia/Tricologia, Ginecologia/Obstetrícia, Mastologia, Neurocirurgia e Cirurgia da Coluna – Ortopedia, Otorrinolaringologia Adulto e Infantil, Pediatra, Pneumologia Pediátrica, Risco Cirúrgico e Urologia. Os principais convênios ativos são Amil, Bradesco, Aurora Saúde, Hapvida, Cassi, Cemig, Unimed, Usisaúde, IPSM. Telefone (31) 2107 – 6192.

