Coluna Espírita – Reflexões sobre a Páscoa 3g412g

Diante das comemorações da Páscoa, somos induzidos a fazer algumas reflexões a cerca desta data tão importante no calendário cristão, sob a ótica da Doutrina Espírita. 6q6c19

A palavra páscoa é de origem hebraica – pessach – que significa agem. A agem do povo hebreu da escravidão no Egito para a liberdade na Palestina. A páscoa dos judeus está estabelecida no Velho Testamento (Ex, 12:11 e 14; Nm, 28:16).

Já a páscoa cristã representa a ressurreição de Jesus. A apropriação do termo hebraico está ligada ao fato de a ressurreição de Jesus ter acontecido próximo às comemorações da páscoa judaica.

Para nós espíritas, a Páscoa também tem um significado profundo. Jesus, ao ressuscitar, provou-nos com as suas aparições materializadas que a morte, como o aniquilamento de tudo, sempre foi uma falácia dos pseudo-sábios.

O entendimento literal da ressurreição de Jesus gerou dúvida na comunidade cristã de Corinto. Isso estimulou Paulo, o apóstolo, a escrever-lhes uma carta, esclarecendo:

“Mas alguém dirá: Como ressuscitam os mortos? e com que qualidade de corpo vêm? Nem toda carne é uma mesma carne; (…) há corpos celestes e corpos terrestres (…). Assim também é a ressurreição (…). Semeia-se corpo animal, é ressuscitado corpo espiritual. Se há corpo animal, há também corpo espiritual.” (I Co, 15:35-44)

Além do nosso corpo carnal, possuímos um espiritual. Quando nosso corpo carnal morre, é jogado na cova (é semeado) como a semente. Então, de dentro dele se desprende corpo espiritual, que a a ser o corpo que o Espírito usará na nova vida. As aparições de Jesus, depois da crucificação, foram com seu corpo espiritual. A ressurreição da carne (ou a volta do cadáver à vida) nunca foi vista em parte alguma. Por isso os coríntios, povo acostumado a raciocinar, duvidaram. Paulo forneceu-lhes explicação coerente.

A vida de Jesus é composta de várias estações simbólicas que todos os seus seguidores deverão vivenciar oportunamente: começa na manjedoura e culmina na ressurreição. Na condição de iniciados nas verdades cristãs, em qual estação estagiamos atualmente? Ou sequer começamos?

Notícias relacionadas sb1n

Sem Reserva – ENTRE ADVERSÁRIOS 6b3v22

Audiência reafirma Luta Antimanicomial e celebra o legado do sete-lagoano Marcus Matraga 5x6f33

Paraopeba forma novos Agentes Ambientais Mirins em projeto da Secretaria de Meio Ambiente 3u452m

Sem Reserva – 12 TONELADAS 2i613h

Entrevista com a reitora Viviane Mayrink – Nova realidade do Unifemm 4h1a31

Entidades podem se inscrever no Fundo de Desenvolvimento Social do Sicredi 2m696p